TARIFAS
Desde o início de agosto, a tarifa de energia elétrica no Brasil está operando sob a Bandeira Vermelha – Patamar 2. Isso significa que, durante este mês, as contas de luz terão um adicional de R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.

A medida já está valendo e vai impactar diretamente o valor da fatura de todos os consumidores que aumentarem o uso da energia nesse período.
Por que a bandeira mudou?
O país está enfrentando um cenário de chuvas abaixo da média em diversas regiões. Com a redução do volume de água nos reservatórios, a geração de energia por hidrelétricas diminui. Para garantir o abastecimento, o sistema elétrico precisa acionar usinas termelétricas, que têm custo de geração mais alto e essa diferença é repassada aos consumidores.
Como funciona o sistema de bandeiras tarifárias?
O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela ANEEL em 2015, informa o custo real da geração de energia no momento do consumo:
- Bandeira verde: condições favoráveis, sem custo extra.
- Bandeira amarela: custo adicional moderado.
- Bandeira vermelha: custo elevado, indicando acionamento de fontes mais caras.
Com esse sistema, o consumidor pode adaptar seus hábitos para reduzir o impacto no bolso quando o custo de geração sobe.
Como economizar energia neste momento?
Com a Bandeira Vermelha Patamar 2 já ativa, pequenas mudanças no dia a dia ajudam a aliviar a conta e a preservar os recursos naturais:
- Evite deixar aparelhos em stand-by.
- Aproveite luz natural sempre que possível.
- Programe o uso de eletrodomésticos de alto consumo.
- Mantenha equipamentos em bom estado.
Na NSE – Norte Soluções Elétricas, reforçamos a importância do consumo consciente, não apenas para reduzir gastos, mas também para garantir um setor elétrico mais sustentável.
Fonte: ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica